ICP-MS - Espectrometria de Massa com Plasma Indutivamente Acoplado

A espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado é uma técnica analítica utilizada para a análise qualitativa e quantitativa de elementos químicos a níveis de concentração baixos e ultrabaixos. É um tipo de espectrometria de massa que utiliza um plasma de radiofrequência indutivamente acoplado para produzir iões. Estes são extraídos e acelerados para um campo de sector magnético de dupla focalização, onde os iões são separados pela sua razão massa/carga (m/z), que é caraterística de um determinado elemento.

As amostras, que têm de estar disponíveis numa solução aquosa, são introduzidas no plasma de alta temperatura, onde são atomizadas e ionizadas. Após a separação, os iões geram um sinal no detetor que é proporcional às concentrações dos elementos na amostra.

Uma vez que as amostras têm de estar disponíveis numa solução aquosa, uma condição prévia para uma aplicação abrangente do ICP-MS é um laboratório químico com métodos de digestão potentes, como a digestão assistida por micro-ondas.

Aplicações

  • Análise ultra-traço de materiais inorgânicos como metais e fósforos (nível ppb)
  • Análise completa de microamostras (peso da amostra 1 mg), por exemplo, análise de referência de fósforos LED

Especificações técnicas

Thermo Scientific - Element 2 - HR-ICP-MS

  • Detetor multi-elementar
  • Medição sem interferências em toda a tabela periódica, abrangendo uma gama de concentrações de mg/L a sub pg/L, desde ultra-traços a componentes de matriz
  • Limites de deteção inferiores a 0,1 ng-L-1 para a maioria dos elementos.

Contacto

Análise Química e Física

Chemical and Physical Analytics
Mittelstetter Weg 2, 86830 Schwabmünchen