Guia de carregamento de veículos elétricos
Geralmente não é complicado carregar o seu carro elétrico – basta ligar e esperar que a bateria fique cheia. No entanto, a variedade de conectores, cabos e fontes de alimentação pode ser confusa. Dependendo da sua localização atual e do seu carro, pode precisar de kits de carregamento diferentes.
Preciso de um conector tipo 1 ou tipo 2?
Um cabo para VE tem dois conectores - um que se conecta à fonte de alimentação e outro que se conecta ao seu carro.
2 – Ligação ao seu carro
O seu carro precisa de um destes conectores:
Tipo 1: Encontrado em veículos elétricos mais antigos ou carros da América, Japão ou Ásia. Eles têm 5 pinos e só podem carregar usando uma fonte de alimentação monofásica (doméstica).
Tipo 2: A maioria dos veículos elétricos mais novos tem um conector tipo 2. Possuem 7 pinos, são adequados para carregamento monofásico e trifásico (doméstico e comercial) e possuem capacidade para carregamento mais rápido.
Certifique-se de que cada cabo que compra tem o conector correto para ligar ao seu carro.
|
|
Tipo 1, anterior a 2017, por exemplo Nissan Leaf, Mitsubishi Outlander |
Tipo 2, todos os carros novos na Europa |
4 – Que fonte de alimentação vou usar para carregar?
Diferentes postos de carregamento têm fontes de alimentação diferentes.
A fonte de alimentação doméstica que a maioria de nós tem nas suas casas é chamada de monofásica - isso fornece 3kW de uma ficha doméstica padrão.
As fontes de alimentação comerciais são conhecidas como trifásicas e têm uma potência de 22kW – tornando o carregamento de uma fonte de alimentação trifásica cerca de 3x mais rápido. Os postos de carregamento públicos geralmente têm uma alimentação trifásica, o que significa que podem carregar mais rapidamente do que um carregador doméstico.
A gama de cabos para VE da OSRAM abrange todos os veículos elétricos/híbridos e é duradoura e à prova de água para resistir a muitas condições climáticas e rodoviárias.
|
|
Wall box em casa |
Posto de carregamento público em viagem |